Sejam Bem-Vindos!

Minha finalidade ao montar o blog foi criar um espaço de interação e troca de experiências. Onde nós professores possamos refletir sobre o uso das mídias na educação. Postando textos, vídeos, dicas de sites e blogs, entrevistas, jogos educacionais e muito mais.
Com o objetivo de enriquecer e diversificar o processo ensino/aprendizagem.
Participem dando sugestões e fazendo seus comentários.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

CTRL+C e CTRL+V


Mês passado enquanto estávamos participando do VI Encuentro Internacional do Educared 2011 recebi em meu blog a visita de Aline, uma participante do encontro, que fez o seguinte comentário na postagem Trabalhos de Pesquisa na Escola:

 Aline disse...
muito obrigada!
Lá no site do encuentro, quando questionei professores sobre as causas dos trabalhos ctrl c + ctrl v, obtive como resposta que o sistema não permite mudanças e as crianças não têm apoio dos pais, então esse seria um problema sem solução.

Essa eu não engulo.

Seu post me ajudou a continuar acreditando. Gracias!

Para complementar nossa discussão recebi a visita do Prof JC que nos trouxe uma maravilhosa indicação, um post que fez em seu Blog Professor Digital, Pesquisa Escolar na Internet.


O artigo teve como motivação uma situação que ocorreu na escola do seu filho, e como sempre, gerou um material que nos traz ricas contribuições e gera muitas reflexões.

Veja os trechos abaixo:

“Vendo-se diante do problema de receber trabalhos de pesquisa que são meras cópias, muitos professores tentam impedir que o aluno faça uso do computador e da Internet e, nessa tentativa, solicitam que os alunos lhes entreguem os trabalhos “escritos à mão”, como se “escrever à mão” fosse alguma espécie de garantia de que o aluno fez o trabalho ao invés de apenas copiá-lo. Argumentam também que, tendo que copiar à mão, o aluno é obrigado a ler o texto que está copiando. Esquecem-se, esses professores, de que “copiar à mão” é tão somente uma forma rudimentar de cópia e que todos nós podemos copiar textos escritos em línguas que não compreendemos sem cometer nenhum erro gramatical e sem compreender absolutamente nada do que estamos copiando”.

“Solicitar aos alunos que façam trabalhos de pesquisas copiados à mão não supre as necessidades de aprendizagem que já existiam antes e impedem as novas aprendizagens sendo, portanto, um duplo erro”.

“As TICs não são apenas uma opção a mais na Educação, elas são parte de uma realidade onde todos nós, inclusive a escola, estamos inseridos. Não se pode ignorá-las e, sobretudo, não se pode dar continuidade a práticas pedagógicas que dificultem a apropriação do uso dessas TICs pelos alunos. Por isso é preciso investir pesadamente na capacitação dos professores que ainda não compreendem esses novos paradigmas. A própria escola precisa refletir e aprender se quiser produzir alunos reflexivos e capazes de aprender a aprenderem de forma autônoma”.

Você precisa clicar AQUI e conferir o artigo na íntegra! rsrsrs

Fique à vontade para compartilhar suas experiências e o que pensa sobre o assunto! Aprendemos juntos!

6 comentários:

  1. Querida amiga

    O problema das novas tecnologias
    é que muitas vezes
    não atingem quem olha
    a educação com olhos do passado...


    Viver é se fazer eterno
    para o coração de alguém.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Aluisio!
    Realmente, os tempos são outros, os recursos são outros, as tecnologias são outras e muitas vezes, a metodologia é a mesma do passado.
    Infelizmente a mudança ainda é muito lenta em relação ao avanço tecnológico.

    Acreditar e não desistir, seguir em frente apesar dos obstáculos.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá querida Fernanda e Aluisio,

    Meu foco ao invés de ser na tecnologia é no professor.
    Se ele tornar o tema que está sendo trabalhado interessante e despertar a curiosidade no aluno, este nem se lembrará da opção "ctrl c" e "ctrl v" pois usará sua curiosidade natural para explorar o tema.

    Porém, quando o professor exige que todos os alunos ajam da mesma maneira e que apresentem o trabalho com tantas regras a serem seguidas, massificando a todos, que acaba por matar a curiosidade, a criatividade, a espontaneidade enfim acaba por instigar o aluno a copiar e colar seja usando a tecnologia seja usando os meios tradicionais.

    Temos que "tratar" a causa e não o efeito.
    Parabéns pela abordagem.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Trabalho CTRL+C CTRL+V e' tao somente a expressao tecnologica de uma educacao CTRL+C CTRL+V: copia do livro cola no quadro, copia do quadro cola no caderno, copia do caderno cola na memoria de curto prazo, copia da memoria de curto prazo cola na prova.

    O CTRL+C CTRL+V esta' impregnado em todo este processo que define muito claramente uma maneira de se fazer educacao.

    Ou seja, trabalho CTRL+C CTRL+V e' apenas um sintoma de uma educacao todinha ela CTRL+C CTRL+V.

    Nao se combate trabalho CTRL+C CTRL+V sem se combater a educacao CTRL+C CTRL+V.

    Ou se muda a educacao para deixar de ser CTRL+C CTRL+V ou entao se aceita que trabalho CTRL+C CTRL+V e' parte do pacote, esta' embutido na escolha por este modelo educacional.

    Querer impedir uma coisa (o trabalho CTRL+C CTRL+V) mantendo outra (a educacao CTRL+C CTRL+V) e' uma completa incoerencia.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Cybele e Wilson!
    Primeiramente agradeço a visita e os comentários dos colegas.
    Concordo plenamente com a Cybele quando ela menciona que cópia pode ser feita tanto usando a tecnologia quanto os meios tradicionais.
    Penso que o professor tem que se apropriar dos recursos tecnológicos para saber lidar com eles, e principalmente com o uso que seus alunos podem fazer deles.
    Acredito que o diferencial de um trabalho de pesquisa está na metodologia utilizada pelo professor para a atividade.
    Os tempos são outros e nossos alunos hoje têm vários meios disponíveis, tecnológicos ou não, de acesso à informação, entretanto, cabe ao professor orientá-los e auxiliá-los de maneira eficiente para que eles possam transformar tanta informação em conhecimento. É fundamental que o professor crie métodos e/ou estratégias através dos quais seus alunos precisem demonstrar o que aprenderam com a pesquisa.
    Compreendo as colocações de Wilson que não temos como impedir as cópias, mas acredito que podemos através de nossa prática motivar, inspirar e orientar de forma que o resultado seja diferenciado e qualitativo.
    Já fiz, aqui no blog, várias postagens envolvendo essa problemática, ainda precisamos conversar muito sobre o assunto. Juntos aprendemos muito mais.

    “Ensinar é orientar, estimular, relacionar, mais que informar. Mas só orienta aquele que conhece, que tem uma boa base teórica e que sabe comunicar-se. O professor vai ter que atualizar-se sem parar, vai precisar abrir-se para as informações que o aluno vai trazer, aprender com o aluno, interagir com ele.” Moran
    Confira esse texto (Desafios da Internet para os professores) na íntegra no endereço: http://utilizandomidias.blogspot.com/2011/05/desafios-da-internet-para-os.html

    ResponderExcluir
  6. Alertada pelo colega Wilson em uma lista que participamos, gostaria de fazer uma alteração em meu comentário feito anteriormente, pois não me expressei adequadamente, no seguinte trecho:
    “Compreendo as colocações de Wilson que não temos como impedir as cópias, mas acredito que podemos através de nossa prática motivar, inspirar e orientar de forma que o resultado seja diferenciado e qualitativo.”

    Correto: Compreendo as colocações de Wilson que não temos como impedir as cópias sem mudar a metodologia, pois acredito que podemos através de nossa prática motivar, inspirar e orientar de forma que o resultado seja diferenciado e qualitativo.

    Um abraço!
    Fernanda Tardin

    ResponderExcluir

Sua visita é um prazer e seu comentário é especial para mim.
Por favor, identifique-se, pois comentários anônimos não serão postados.
Obrigada pelo carinho e atenção.
Volte sempre!

Minhas respostas serão dadas aqui no blog e visitarei os blogs amigos sempre que der, pois adoro e aprendo muito com vocês.

Atenciosamente
Fernanda Tardin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...