Sejam Bem-Vindos!

Minha finalidade ao montar o blog foi criar um espaço de interação e troca de experiências. Onde nós professores possamos refletir sobre o uso das mídias na educação. Postando textos, vídeos, dicas de sites e blogs, entrevistas, jogos educacionais e muito mais.
Com o objetivo de enriquecer e diversificar o processo ensino/aprendizagem.
Participem dando sugestões e fazendo seus comentários.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Netiqueta: ética e dicas na utilização de e–mails

Visitando o Caldeirão de Ideias descobri o texto, Mens@gem para você – aprendendo a utilizar o e–mail, onde encontrei essas dicas que considero importantíssimas em relação ao uso do e-mail.
=> Identifique–se
Nada mais mal–educado que mandar uma mensagem sem se identificar corretamente. Nome e escola são dados importantes numa comunicação entre escolas. Exceções podem ser feitas para se comunicar com íntimos. Faça um pequeno texto a ser incluído no final de suas mensagens, com seus dados de identificação. Praticamente todos os programas de e–mail facilitam essa tarefa.

=> Procure checar seu e–mail com freqüência
O ideal é fazer uma verificação periódica. Se o seu meio de comunicação mais utilizado é o e–mail, você pode receber mensagens importantes que devem ser lidas e respondidas prontamente.

=> Responda prontamente
Se a mensagem vai ser considerada, seja cortês e responda logo. Nem que seja um texto curto, como: "Mensagem recebida, vou verificar, aguarde contato". Seu interlocutor precisa saber se a mensagem chegou ao destinatário certo e aguarda ansiosamente uma resposta.

=> Ao responder, faça referência à mensagem recebida, mas não precisa devolvê–la inteira
O recurso de anexar a mensagem original ao texto de resposta é útil apenas para lembrar ao interlocutor o que você está respondendo. Mas não devolva todo o texto, principalmente se for longo.

=> Grosseria, palavrão, preconceito, autopromoção e comércio são atitudes fora do protocolo
Não perca seu tempo, nem desperdice os recursos tecnológicos à disposição da humanidade. Há que se ter um mínimo de elegância. Mensagens mal–educadas, propagandas não solicitadas, promoção pessoal, correntes, são muito malvistas. Pense também que quem vai recebê–la é um ser humano com sentimentos e emoções. Quanto mais cordiais forem, sem deixarem de ser verdadeiras, melhor!

=> Tenha cuidado com o que escreve
Quando você se comunica pela Internet, seja por e–mail ou por meio de listas de discussão, suas palavras escritas podem ser enviadas para terceiros e/ou armazenadas nos microcomputadores dos destinatários, fora do seu controle. Evite escrever (e fazer!) algo que o possa comprometer no futuro. Comporte–se na Internet como você se comporta fora dela. Seja ético e não infrinja as leis. Escreva sobre o que você tem certeza, ou simplesmente faça perguntas. Informação incorreta passada via e–mail pode atingir um número imprevisto de pessoas e deixá–las em uma situação constrangedora – evite isso.

=> Seja objetivo e diga claramente o que você quer
Não ser prolixo não significa ser monossilábico e incompleto. Não espere que o destinatário adivinhe onde você está, o que está fazendo e o que quer. Se deseja alguma informação, descreva tudo que possa ser necessário para ser bem atendido.

=> Releia o texto antes de enviar e elimine os ataques ao vernáculo
Todos têm pressa, mas mandar textos com erros graves de português, de digitação ou não, pega muito mal. Tenha atenção com a gramática e com a ortografia na hora de redigir suas mensagens, principalmente em situações mais formais. Escreva e reescreva as mensagens pensando em não deixar margens para interpretações dúbias.  Toda sua comunicação será exclusivamente escrita, não esqueça. Várias pessoas irão conhecê–lo por meio da Internet e é bom que tenham uma boa impressão de você.

=> Use com clareza o campo de assunto
Respeite seu interlocutor e preencha adequadamente o campo “Assunto”. Quem recebe muitas mensagens, antes mesmo de abri–las precisa de uma indicação clara do conteúdo. Mensagens sem assunto, com assuntos vagos como "informação" ou com assunto incompatível com o conteúdo são indesejáveis. Também evite misturar assuntos diferentes na mesma mensagem.

=> Mensagem = texto
Tanto quanto possível, transmita seu recado apenas no modo texto, no corpo do e–mail. O formato HTML ainda não é padrão entre os programas de e–mail. Evite usá–lo se você quer ter certeza de que sua mensagem vai ser lida.

=> Evite anexar arquivos na sua mensagem, mas, se necessário, explique bem o que é
Só "anexe" arquivos se absolutamente necessário, explicando bem o conteúdo e o formato. Ninguém quer perder tempo abrindo arquivos, e todo mundo tem medo de vírus. E, é claro, cuidado para não mandar vírus inadvertidamente. Muito cuidado com arquivos do tipo "DOC", "EXE", "SCR", "PIF", "DLL", "COM", "BAT". Por padrão, o Windows (e o Outlook) as escondem. => Não GRITE – Regra clássica. USAR MAIÚSCULAS É GRITAR. Nunca use palavras com todas as letras em maiúsculas.

=> Emoções só para os íntimos
É interessante demonstrar seu astral por meio de emoticons – :-) ;-) :-( (:-) –, mas, apenas para mensagens informais dirigidas aos íntimos. Evite o uso em assuntos profissionais ou formais.

=> Conheça o terreno
Esta regra é especialmente importante quando se está participando de listas de discussão. Passe um período apenas "escutando" o que os outros têm a dizer. Assim, você perceberá o tom de "cada lista" e sua participação poderá ser mais apropriada e rica.

=> Não encaminhe (reply) mensagens indesejadas ou duvidosas
O melhor tratamento para coisas indesejadas vindas de quem não vale a pena é -> trash (lixo). É a forma ideal de dizer que a mensagem não foi bem–vinda. Responder ou mesmo solicitar a exclusão de seu e–mail da provável lista do remetente terá apenas a utilidade de validar seu endereço.

=> Não leia o e–mail de outras pessoas
Respeite a privacidade de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita é um prazer e seu comentário é especial para mim.
Por favor, identifique-se, pois comentários anônimos não serão postados.
Obrigada pelo carinho e atenção.
Volte sempre!

Minhas respostas serão dadas aqui no blog e visitarei os blogs amigos sempre que der, pois adoro e aprendo muito com vocês.

Atenciosamente
Fernanda Tardin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...