O e-mail como instrumento de produção de texto e conteúdo
Digitando se produz textos
É óbvio que o e-mail, por sua característica fundamental como ferramenta de expressão escrita, possibilita que o professor da área de Linguagem possa usá-lo para propor aos seus alunos a produção de textos. Por outro lado, produzir textos é uma atividade presente em todas as disciplinas e, portanto, todas podem usar o e-mail como um expediente útil para se produzir e entregar textos.
Da mesma forma, aqueles trabalhos de pesquisa que normalmente resultam em pilhas de papel impresso, podem ser solicitados de forma mais “ecológica e sustentável” na forma de arquivos digitais. Dado que o e-mail aceita figuras anexas ao texto e que outros tipos de arquivos, como apresentações, imagens, planilhas, músicas e mesmo pequenos filmes, podem ser anexados ao e-mail, tem-se uma infinidade de possibilidades muito mais ricas para a produção desses trabalhos do que o velho expediente do “papel”. Por outro lado, é muito mais fácil receber e organizar esses trabalhos quando eles são entregues por e-mail e o professor se organiza para recebê-los.
É óbvio que o e-mail, por sua característica fundamental como ferramenta de expressão escrita, possibilita que o professor da área de Linguagem possa usá-lo para propor aos seus alunos a produção de textos. Por outro lado, produzir textos é uma atividade presente em todas as disciplinas e, portanto, todas podem usar o e-mail como um expediente útil para se produzir e entregar textos.
Da mesma forma, aqueles trabalhos de pesquisa que normalmente resultam em pilhas de papel impresso, podem ser solicitados de forma mais “ecológica e sustentável” na forma de arquivos digitais. Dado que o e-mail aceita figuras anexas ao texto e que outros tipos de arquivos, como apresentações, imagens, planilhas, músicas e mesmo pequenos filmes, podem ser anexados ao e-mail, tem-se uma infinidade de possibilidades muito mais ricas para a produção desses trabalhos do que o velho expediente do “papel”. Por outro lado, é muito mais fácil receber e organizar esses trabalhos quando eles são entregues por e-mail e o professor se organiza para recebê-los.
Olá Fernanda, tudo bem?
ResponderExcluirObrigada pela visita ao Educar jà!
Volte sempre!
Adorei seu cantinho.
Voltarei mais vezes e já estou te seguindo.
beijinhos e sucesso!
Olá, Fernanda
ResponderExcluirMuito boa a matéria sobre o uso do pedagógico do e-mail.
Costumo utilizar este recurso em minhas aulas de dependência, pois os alunos são de outro turno. Então, uso e abuso: explico conteúdos, tiro dúvidas, cito links, sites, exercícios, corrijo, marco avaliações, envio correções, notas e tudo mais.
Abraços afetuosos!
Ola fernanda
ResponderExcluirgostei muito do texto sobre o uso de e-mail como mais uma ferramenta para o conhecimento do aluno e ja estou te seguindo.
Olá, Professor Mairan!
ResponderExcluirObrigada pela visita e pelo comentário.
A cada dia temos que ir descobrimos novas ferramentas para trabalhar.
E por que não o e-mail? Já que praticamente todos os alunos tem o seu.
Volte sempre!
Olá Fernanda, seu blog está ótimo!
ResponderExcluirParabéns pela Pós!
Vc merece este sucesso!
Querida, Maria Hélia!
ResponderExcluirObrigada pela visita e pelo carinho.
Agora falta você, em breve estaremos comemorando a sua vitória também.
Bjs...