Sejam Bem-Vindos!

Minha finalidade ao montar o blog foi criar um espaço de interação e troca de experiências. Onde nós professores possamos refletir sobre o uso das mídias na educação. Postando textos, vídeos, dicas de sites e blogs, entrevistas, jogos educacionais e muito mais.
Com o objetivo de enriquecer e diversificar o processo ensino/aprendizagem.
Participem dando sugestões e fazendo seus comentários.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

O QUE E COMO FAZER?

Temos que ensinar aos nossos alunos a pensar, a questionar e a refletir, de forma que eles saibam como avaliar o impacto das mídias e das tecnologias em suas vidas. Neste caminho, tanto a Escola quanto a Família exercem importância fundamental na formação deste cidadão.


Velhas e novas tecnologias podem conviver harmonicamente e potencializar a aprendizagem. Cada uma dando a sua contribuição. Temos que descobrir como utilizar cada uma com mais intensidade, pois as tecnologias evoluem de uma forma tão acelerada que, às vezes, não utilizamos todas as suas possibilidades, ou nem aprendemos a utilizá-las corretamente. Não basta utilizar os recursos tecnológicos e mídias nas aulas se esses não fizerem parte de um planejamento muito bem elaborado, com objetivos claros e de forma responsável.


O essencial é que além das mudanças tecnológicas ocorram mudanças metodológicas, na maneira como muitos professores se relacionam com os alunos e com o processo educativo. O professor tem que ter, ou passar a ter, uma visão pedagógica inovadora, aberta, estar motivado na busca do aprender a aprender.


Esse processo de mudança é muito lento e precisaremos muito uns dos outros para podermos trocar experiências e resultados. É preciso trocar, aceitar que é possível aprender com o outro, perceber que não há apenas uma resposta para os nossos problemas e que essas respostas não virão de uma pessoa apenas ou de um pequeno grupo.


Para a melhoria da qualidade de nossa Escola é necessário que todos os profissionais envolvidos se atualizem, tenham consciência da importância da educação continuada.


Fonte: Textos contidos no Módulo Básico do Curso de Mídias na Educação - UFRJ


Contem sempre comigo nesse processo.
Abraços
Fernanda Tardin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita é um prazer e seu comentário é especial para mim.
Por favor, identifique-se, pois comentários anônimos não serão postados.
Obrigada pelo carinho e atenção.
Volte sempre!

Minhas respostas serão dadas aqui no blog e visitarei os blogs amigos sempre que der, pois adoro e aprendo muito com vocês.

Atenciosamente
Fernanda Tardin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...