Sejam Bem-Vindos!

Minha finalidade ao montar o blog foi criar um espaço de interação e troca de experiências. Onde nós professores possamos refletir sobre o uso das mídias na educação. Postando textos, vídeos, dicas de sites e blogs, entrevistas, jogos educacionais e muito mais.
Com o objetivo de enriquecer e diversificar o processo ensino/aprendizagem.
Participem dando sugestões e fazendo seus comentários.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dicas sobre usos educacionais de blogs

Pesquisando pela net encontrei um post maravilhoso no Blog Boteco EscolaUma tradução que o autor do blog fez do material da edublogueira Anne Davis, falando sobre possibilidades educacionais de uso dos blogs.


Cito abaixo as questões comentadas no artigo:
  • Você pode criar um diário eletrônico reflexivo para …
  • Você pode iniciar um blog da classe para …
  • Você pode encorajar seus alunos (seja em seu blog, seja por encorajamento via comentários nos blogs individuais deles) a publicarem… 
  • Você pode incentivar seus alunos a criarem blogs para…
  • Você também pode solicitar à classe para criar um blog comunitário para…

Clique AQUI para conferir as respostas, informar-se e inspirar-se!


Querido(a) professor(a)! 
Compartilhe conosco, através dos comentários, suas experiências com os blogs na Educação.
Você tem ou utiliza blogs?
 Quais as vantagens e as dificuldades detectadas no processo?
Caso queira, deixe seu endereço. 
Desde já, agradeço sua participação!

Particularmente eu sou suspeita para falar! rsrsrsrs



terça-feira, 24 de abril de 2012

Vídeo - O currículo: um mundo de tecnologias

Descobri no site da TV Escola vários programas de uma excelente série do Salto para o Futuro: Tecnologias e Currículo - A serviço de quem?
A série é composta por 5 programas, irei compartilhar um por semana.

Aborda questões relacionadas à apropriação das tecnologias como um direito humano, um direito que é conquistado por intervenções políticas e educativas. Parte do pressuposto de que as disponibilizações dos recursos, embora favoreçam, não garantem a apropriação crítica e consciente das tecnologias.


"As tecnologias caracterizam um novo ambiente, portanto, uma nova cultura."
Alípio Casali
Professor - PUC/SP

"A tecnologia em si não é boa nem má é o uso que damos a ela é que vai fazer com que ela seja boa ou má."
Alípio Casali
Professor - PUC/SP


"O acesso não garante a apropriação crítica e consciente para o uso adequado. A tecnologia te oferece conteúdo e você usa isso, e esse uso só será adequado se tiver uma análise crítica sobre os conteúdos que são transmitidos e circulam dentro das tecnologias."
Mônica Gardelli Franco
Gerente de Educação - TV Cultura


"... o processo de passagem da informação para o conhecimento se dá com um longo trabalho  didático/pedagógico, motivacional, valorativo..."
Fernando Almeida
Professor - PUC/SP


"A escola tem que ser um lugar de prazer de conhecer."
Fernando Almeida
Professor - PUC/SP

Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=10106, acessado em 24/04/2012

terça-feira, 17 de abril de 2012

Dicas - Como escrever na web



Encontrei no site do Conexão Professor   essa excelente matéria  com dicas importantes de como escrever na web, que poderão auxiliar principalmente quem está criando seu primeiro blog.
Vale a pena conferir! 

Para ter um blog, site ou escrever colunas e artigos na Internet, é preciso seguir certas normas, para não ser mal interpretado e alcançar o sucesso desejado. Confira abaixo algumas dicas sobre o tema:
QUALIDADE
O critério de qualidade do texto vale tanto para a Internet quanto para o papel. Não há linguagem nova que desobrigue o texto na Internet a ser bom, legível e compreensível.
DIMENSÃO 
Um texto para internet tem que ter o tamanho que a informação exigir. Mas numa nota rápida não se pode esquecer de responder o porquê das coisas. A velocidade deve vir acompanhada da qualidade. 

OBJETIVIDADE 
Economizar tempo é chave na rede. Vá direto ao assunto. Torne acessível a informação que o internauta procura, colocando-a logo no primeiro parágrafo.

CONCISÃO 

Dê preferência a textos curtos, mas não deixe faltar informações. Se o tema abordado for complexo, utilize links. A habilidade em usar os links é fundamental para um texto conciso e com informações completas. 

INTERATIVIDADE 
É o princípio básico da rede: converse com o seu leitor. O bom texto é um convite para que o internauta participe.

VISIBILIDADE 
Normalmente, o internauta não lê o texto completamente, ele faz uma leitura dinâmica, procurando pelo ponto-chave da informação. O excesso de informações numa página deixa o internauta confuso e cansado. Utilize a repetição das palavras-chave durante o seu texto, mas faça isso sem comprometer a qualidade da escrita.

ARQUITETURA 
A grande ferramenta para melhorar a visibilidade de seu texto é a “Arquitetura da Informação”, ou seja, refletir sobre a melhor maneira de disponibilizar as informações num site, criando um projeto adequado para organizá-las. Coloque uma ideia em cada parágrafo, use títulos, intertítulos e sumários.

LINGUAGEM 

Dê preferência a uma linguagem informal, leve, coloquial. Se puder, escreva como se estivesse conversando. Mas há casos (como em sites corporativos ou trabalhos acadêmicos) nos quais é necessário usar a linguagem culta ou formal.

HUMOR 
O ambiente da web é predominantemente bem-humorado. Dê preferência ao texto leve, mas sem exageros. O importante é que o humor seja criativo e acima de tudo muito bem dosado.

REGRAS DE ETIQUETA
Fale, não GRITE!

Combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Na internet, escrever em maiúsculas é o mesmo que gritar.

Sorria :-) pisque ;-) chore &-( ...

Os emoticons (ou smileys) são ícones formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros símbolos do teclado. Eles representam carinhas desenhadas na horizontal e denotam emoções. É difícil descobrir quando uma pessoa está falando alguma coisa em tom de brincadeira, se está realmente bravo ou feliz, ou se está sendo irônico, em um ambiente no qual só há texto; por isso, entram em cena os smileys. 

Parágrafos

É considerada uma boa prática deixar linhas em branco entre blocos de texto. Dessa forma, ele fica organizado e mais fácil de ler, mesmo que a mensagem seja longa. 

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Professores e Alunos nas redes sociais

Visitando o Blog das Editoras Atica e Scipione encontrei uma ótima matéria feita com o psicólogo Rodrigo Nejm, diretor da SaferNet Brasil, sobre a "amizade virtual" entre professores e alunos nas redes sociais.



Veja abaixo as perguntas respondidas por Rodrigo durante a conversa e visite o blog para conferir as respostas AQUI. 


A proibição do relacionamento entre professores e alunos nas redes sociais é um caminho razoável?

“Use com bom senso” é uma recomendação constantemente ouvida quando estudiosos em redes sociais tentam definir o que seria o comportamento “adequado” no meio online. Qual é a medida desse bom senso para o educador, profissional sempre cobrado pela postura exemplar?

A escola pode estabelecer padrões de comportamento online?

Como a escola deve intervir em fatos já consumados, como a identificação de perfis, páginas ou comunidades desrespeitosas a um aluno ou professor?




quinta-feira, 12 de abril de 2012

Dicas - O lado bom da internet


Através desse twitter do meu amigo Prof Michel, do História Digital, descobri mais essa excelente matéria do site Educar para Crescer.

Veja um trecho abaixo e clique na imagem ou AQUI para conferir todas as dicas. 


Quando o assunto é a internet, os pais só ouvem falar em riscos, perigos, pedofilia. Não é bem assim. A rede virtual também tem seu lado bom. Claro que é preciso ter cuidado para proteger os filhos. Mas, se for bem orientado, seu uso traz ganhos. Para Rodrigo Nejm, psicólogo e diretor da Safernet no Brasil, a internet oferece boas oportunidades para crianças e adolescentes...





quarta-feira, 11 de abril de 2012

Tirinhas do "Calvin e seus amigos"

Visitando o blog  Conversas na Rede da Marjorie encontrei uma excelente dica para quem se interessa por tirinhas para trabalhar em sala de aula.
Acesse o site da Nova Escola e confira, são mais de 100 tirinhas.



terça-feira, 10 de abril de 2012

Educadores Inovadores! Uma alegria!

Saiu no site Educadores Inovadores, Microsoft, Parceiros na Aprendizagem um post falando sobre o Utilizando as Mídias na Educação e um pouquinho sobre mim. 

É sempre muito bom ver nosso trabalho sendo divulgado e reconhecido na rede, especialmente, em ambientes comprometidos com uma Educação de Qualidade.

Agradeço a querida Gabriela Mingatos pela matéria, pela oportunidade e pela parceria.

Clique AQUI para fazer uma visita ao site e ler o post na íntegra.



Prestes a completar três anos de existência, o blog Utilizando as Mídias na Educação, criado pela educadora Fernanda Tardin, surgiu com o objetivo de gerar debates entre professores sobre a tecnologia na educação para enriquecer o processo de aprendizagem nessa área.

“Minha finalidade ao montar o blog foi criar um espaço de interação e troca de experiências, onde nós professores possamos refletir sobre o uso das mídias na educação”, explica Fernanda.

Desde o início das suas atividades no blog, a educadora obteve bastante conhecimento e interatividade com os links que o compõem, mas admite ter muito o que aprender sobre o uso das tecnologias em sala de aula. “Cabe ao professor se apropriar das especificidades de cada ferramenta e identificar em que momento utilizá-la pedagogicamente, proporcionando aos seus alunos uma aprendizagem mais prazerosa, dinâmica e participativa, inserida na cultura digital”.

Dentro do ambiente você pode encontrar: textos e vídeos sobre o assunto, dicas de sites e blogs, entrevistas, jogos educacionais e muito mais. A educadora diz que a todo instante descobre novas formas de aplicação para as ferramentas digitais, como o uso das Redes Sociais e do celular que dão acesso ao Blog.

Fernanda concluiu sua Pós-Graduação em “Mídias na Educação” no ano passado, na UFRJ. Foi durante esse tempo que surgiu a ideia de criar o espaço, quando cursou um Módulo sobre o uso dos Blogs. “A construção do Utilizando as Mídias na Educação me proporcionou e ainda proporciona constantes aprendizagens e descobertas, um rico espaço de interações e compartilhamentos, além de valiosas amizades virtuais”, conta.

Em sua opinião o resultado tem sido bastante positivo e maior do que imaginava. “A princípio criei o blog pensando nos professores da minha escola, mas aos poucos fui percebendo sua utilização por outros educadores de vários lugares do país”.

Educadores que buscam se aprofundar e adotar ideias inovadoras em sala de aula, façam uma visita!


segunda-feira, 9 de abril de 2012

Vídeos: Educopédia

Descobri no blog Memória de Trabalho da Professora Clarice um excelente vídeo de divulgação da Plataforma Educopédia.
Participação da Clarisse, dos amigos @RaphaellaClio@Rafael_Parente, da @Lilian_Ferreira e outras professoras.


Esse outro encontrei no blog da própria Educopédia.


Aos professores que ainda não conhecem, eu recomendo uma visita (ou várias, rsrsrs) a Plataforma Educopédia ou ao Blog Educopédia.


sábado, 7 de abril de 2012

Feliz Páscoa!

Desejo a todos os meus amigos, seguidores e visitantes uma Santa, Feliz e Abençoada Páscoa.

Que possamos durante esse período fazer uma profunda reflexão de nossas ações e nos renovar. Pois Páscoa é Amor, é Perdão, é Renascimento.



Vídeo: Uso de Redes Sociais exige cuidados

Descobri esse vídeo através de um twitter do Helez Merlin. 
Uma conversa de Guto Abranches, da Globo News, com especialista em direito digital e convidados. 
Dicas importantes. Vale a pena conferir!




terça-feira, 3 de abril de 2012

segunda-feira, 2 de abril de 2012

KADEMI - site multidisciplinar


O kademi é um site com a finalidade de gerar motivação para que os jovens aumentem o tempo dedicado à interação com conteúdos educacionais em complemento ao da escola, e ajudar a família e educadores a estimular o gosto por aprender e valorizar o conhecimento.


O usuário pode utilizar o kademi gratuitamente (plano degustação) até completar 5.000 pontos. Depois disso ele pode continuar usando mas terá limitações. Para utilizar o site basta clicar em Experimente, informando nome e série. Se desejar salvar seus pontos então terá de realizar um cadastro. Assinando o kademi o usuário poderá utilizar todas as suas funcionalidades.



Divirta-se e aprenda com os jogos e com as Professoras Carmélia, Maristela e Selma!


Através do Blog K, você também fica sabendo de todas as novidades relacionadas ao kademi ou artigos sobre educação e tecnologia.  


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...