Sejam Bem-Vindos!

Minha finalidade ao montar o blog foi criar um espaço de interação e troca de experiências. Onde nós professores possamos refletir sobre o uso das mídias na educação. Postando textos, vídeos, dicas de sites e blogs, entrevistas, jogos educacionais e muito mais.
Com o objetivo de enriquecer e diversificar o processo ensino/aprendizagem.
Participem dando sugestões e fazendo seus comentários.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Jogo de Raciocínio

Minha postagem de hoje é para a garotada que adora um desafio ou para os adultos, como eu, que também curte. rsrs


Ao testar o jogo, como sempre faço antes de postar, consegui chegar até o nível 6. 
Descobri esse jogo através de um post do Blog Laboratório de Informática da Professora Denise Matos.
Clique AQUI para jogar.



Desafie-se e desafie seus alunos!
É preciso muita persistência! 
Não desista!



quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Utilizando Podcast

Semana passada fui conferir uma matéria com a participação do meu amigo Prof JC, do blog Professor Digitalsobre o uso da tecnologia na educação através de um  podcast no Portal NET Educação e descobri um material riquíssimo.

Podcast com o Professor JC

Como é que se faz: Saiba como também ser um professor digital




Dicas de como produzir seu próprio podcast

Saiba como produzir e publicar um podcast


Outras sugestões:

Vale a pena conferir todos! 

Fonte: http://www.neteducacao.com.br, visitado em 17/02/2012

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Educação, Internet e relatos

Programa Digi_tas gravado ao vivo na Campus Party 2012 com professores da Educaparty na platéia. Um programa informativo e interessante, mas ao mesmo tempo divertido e leve, como deve ser também o processo ensino/aprendizagem. 
Concorda Professor(a)?

Participação de Luiz Algarra @lalgarra, Sonia Bertochi @soniabertocchi, Prof. Edinho @edson2901 e outros com considerações muito pertinentes em relação ao assunto: Educação e Internet.






Visitando o blog do Edinho encontrei este outro vídeo muito legal que foi feito na escola onde ele trabalha em 2010, pelo Canal Futura. Com a participação da querida Renata Aquino @renataaquino.


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Infográfico: Professor do Século 21

Visitando o site do Instituto Claro encontrei este excelente infográfico sobre: Como ser um professor do século 21.
Navegue por ele professor(a) e veja como nossa intervenção, faz toda a diferença  no aprendizado, planejando, interagindo, orientando, compartilhando, isto é, ensinando e aprendendo juntos.


Clique AQUI ou nas imagens para acessá-lo.




Infográfico mostra como as TICs (tecnologias de informação e comunicação) ajudam educadores a promover aulas diferentes em diferentes ambientes.

Fonte: https://www.institutoclaro.org.br, visitado em 14/02/2012

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Debates com educadores na Campus Party

Este ano durante a Campus Party acompanhei ao vivo pela internet, no dia 09/02, um debate muito interessante sobre: A educação vai se reeducar? Alunos x Professores - Academia X Mercado. Com profissionais e amigos queridos que conquistei, através da internet, com os quais aprendo e interajo  sempre. 
Priscila Gonsales/ @prigon, Samantha/ @samegui, Mila Gonçalves/ @miladatgon e  Luiz Algarra/ @lalgarra



Na Campus Party 2011, a minha primeira,  também acompanhei um outro debate com tema: Experiências de educação e cultura digital.
Débora Sebriam/ @deborasebriamPriscila Gonsales/ @prigon, Mila Gonçalves/ @miladatgon, Bianca Santana/ @biancasantana e Luciano Meira/ @luciano_meira 


Parece muito tempo, Professor?
Mas deveria fazer a experiência e assisti-los!
Certamente você fará uma incrível reflexão sobre sua prática em relação aos assuntos abordados e terá a oportunidade de aprender com excelentes profissionais. 
Vários questionamentos, muitas dúvidas, algumas incertezas, muitas comprovações, várias provocações, assim como muitas certezas também e assistir/participar de eventos como esses, sem dúvida, nos deixam mais enriquecidos, nos tornam mais reflexivos, mais conscientes e consequentemente mais comprometidos com o Educar na Cultura Digital, que é o grande desafio dos educadores na atualidade.

Já saiu o Cobertura do Educaparty do dia 09/02 que tinha prometido. 
Confira AQUI.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Notícias da #CPBR5 e #EducaParty

Tenho acompanhado a Campus Party Brasil 2012 e o Educaparty pelo twitter,   #CPBR5 e #educaparty, através do site oficial do evento e de blogs amigos. Muitos professores participaram de debates, palestras, oficinas e muitos outros eventos interessantes que rolaram por lá. 
Confira através dos links abaixo um pouquinho do que aconteceu:



EDUCADORES DEBATEM AS DIFICULDADES DE LIDAR COM O ESPAÇO VIRTUAL ACESSÍVEL ÀS CRIANÇAS E QUAIS PODEM SER OS BENEFÍCIOS DE UMA BOA EDUCAÇÃO




Caldeirão de Ideias @robsongfreire



Em breve trago a cobertura do dia 09/02 e do dia 10/02 que ainda não estão disponíveis no Educared.

Infelizmente o Educaparty está terminando hoje, mas certamente os debates, as trocas e o aprendizado continuarão acontecendo pela rede.


Parabéns aos organizadores do evento e a todos os professores envolvidos!


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Artigo: Campus Party não é sobre tecnologia


Hoje fui conferir um twitter do @webinsider com o título, "A Campus Party não é sobre tecnologia" de @rdmurer e achei muito interessante, então resolvi compartilhá-lo com vocês.
Alguns trechos do artigo com meus grifos:


"Neste momento, este ciberespaço tem um nome: Campus Party. No Brasil desde 2008, é a referência da geração conectada, simplesmente chamados de “campuseiros”. Algum tempo atrás, escrevi para os pais “coloquem seus filhos para aprender uma linguagem de programação”. Agora vem outro pedido para os pais: levem seus filhos para a Campus party. Mesmo que ele não tenha o mínimo interesse em tecnologia (o que acho bem difícil hoje em dia), leve-o para ver como os jovens estão inventando novas histórias, promovendo a cultura digital, criando jogos e sistemas capazes de amanhã, mudar o mundo."

"Sim, porque a Campus Party não é sobre tecnologia – é sobre pessoas, sobre uma geração capaz de compartilhar conhecimento, músicas, provocar revoluções sociais, desafiar governos e grandes corporações, uma geração que não se limita a navegar na internet, mas está, cada vez mais, percebendo o poder transformador que o digital pode promover em nossa sociedade."

"E isto é o universo digital, um universo de possibilidades sem limites. Na Campus Party, o que rola é software, arduino, palestras, astronomia, filas, calor, um caos organizado. Mas é quando estão na frente de um computador que o universo se multiplica."

Leia o artigo na íntegra AQUI, visitado em 08/02/2012

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Dia da Internet Segura 2012


Hoje começa a "Passeata Virtual" pela conscientização do uso seguro da internet.

Participe AQUI.


O Dia da Internet Segura é uma iniciativa anual que mobiliza mais de 70 países para promover o uso seguro e responsável da Internet. A data escolhida para 2012 é exatamente hoje, dia 07 de Fevereiro com o tema:

"Conectando gerações e ensinando uns aos outros: descobrindo o mundo digital juntos... com segurança".


Na semana do dia 07 de Fevereiro de 2012 haverá novidades e eventos por todo o país e em diferentes mídias. Dia 07 será apenas o começo, as ações seguirão por todo o ano de 2012. 



Acesse também: 
Jogo: Galaxia Internet

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Refletindo II: Educação com Tecnologias

Mais alguns vídeos para contribuir com  nossas reflexões sobre as mudanças que vem ocorrendo no processo de ensino/aprendizagem nas escolas, assim como o papel do professor no mesmo.







domingo, 5 de fevereiro de 2012

EducaParty na Campus Party 2012


Amanhã, dia 06/02 começa a Campus Party 2012, no Anhembi Parque/SP e vai até o dia 12/02. Esse ano o evento trás uma grande novidade para nós educadores: o EducaParty.

O que é o EducaParty?



Confira a relação de Debates e Oficinas que acontecerão no EducaParty.

Programe-se: de 07 à 10 de fevereiro de 2012, no Anhembi Parque – São Paulo.

Acompanhe e participe na web: 

Fonte: http://educarede.org.br, visitado em 05/02/2012

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Refletindo: Educação com Tecnologias

No início do ano é sempre um bom momento para traçarmos metas e objetivos a serem alcançados, tanto pessoalmente quanto profissionalmente.

E um assunto sobre o qual ainda precisamos refletir, debater e aprender bastante é em relação ao uso das tecnologias pelos profissionais da Educação. 

Para essa reflexão deixo abaixo alguns vídeos interessantes:






Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=A6ifs_o7upo&feature=related, visitado em 02/02/2012.


Acesse outros vídeos postados anteriormente AQUI. 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...