Sejam Bem-Vindos!

Minha finalidade ao montar o blog foi criar um espaço de interação e troca de experiências. Onde nós professores possamos refletir sobre o uso das mídias na educação. Postando textos, vídeos, dicas de sites e blogs, entrevistas, jogos educacionais e muito mais.
Com o objetivo de enriquecer e diversificar o processo ensino/aprendizagem.
Participem dando sugestões e fazendo seus comentários.

sábado, 26 de maio de 2012

Excelentes dicas: Como estudar?

Durante meus passeios pela net encontrei essa excelente matéria, de João Luís de Almeida Machado, no site CMAIS+ com ótimas dicas para a garotada melhorar seus estudos.

Ações e estratégias de trabalho que podem ajudar os alunos, em seu cotidiano, a atingir melhores resultados na escola.

Confira as dicas:
a) ORGANIZE SEUS MATERIAIS
Na véspera das aulas organize sua mochila com os materiais necessários para as atividades do dia seguinte antes de ir dormir. Livros, cadernos, estojos, réguas e materiais extras requisitados devem ser arrumados de forma antecipada para evitar peso extra na mochila e impossibilidade de participação em alguma atividade por falta de materiais.

b) MANTENHA SUA AGENDA ATUALIZADA
Anote numa agenda ou mantenha informes de compromissos escolares em uma parte específica de seu caderno para não perder prazos de entrega de tarefas, trabalhos ou participação em aulas extras, reuniões... Estas anotações devem ser compartilhadas com os pais ou responsáveis (no caso de alunos mais novos ou com maior dificuldade de organização) para que também eles saibam de seus compromissos e de sua organização.

c) FAÇA PERGUNTAS
Não entendeu? Não tenha vergonha de levantar à mão e perguntar. Pergunte na hora, peça para o professor explicar novamente. Peça exemplos que facilitem a compreensão ou então que os exercícios que geraram dúvidas sejam refeitos. Só depois que tiver certeza que entendeu é que você estará bem preparado para tarefas, exercícios em sala de aula ou provas.

d) FAÇA ANOTAÇÕES DETALHADAS
Durante as aulas faça as anotações sugeridas pelos professores e também se sinta a vontade para colocar ao lado anotações e observações adicionais nas quais sua compreensão do que está sendo explicado faça parte de seus registros.

e) ELIMINE DISTRAÇÕES
Na hora em que for estudar mantenha o foco apenas nos estudos e elimine as distrações. Não estude com música, TV ligada, telefones, computador ou qualquer outro recurso por perto que possa tirar sua atenção. No horário em que definir como período de resolução de tarefas e trabalhos ou ainda de estudo diário das matérias trabalhadas na escola faça-o em lugar tranquilo, sem movimento ou passagem de pessoas. Peça aos demais membros da família para não interromperem seus estudos.

f) TROQUE IDEIAS COM COLEGAS SOBRE OS ASSUNTOS ESTUDADOS
Seus colegas de classe elaboram também sua compreensão dos conteúdos e conceitos trabalhados em aula e, cada um faz isso de uma forma diferente, mesmo que os temas sejam iguais. Ao trocar ideias com eles o seu entendimento da matéria trabalhada pode então ser enriquecido ou facilitado.
Clique AQUI e confira a matéria na íntegra.




Um comentário:

  1. Olá Fernanda,
    Muito interessante seu blog! Parabéns!
    Somos uma instituição educativa sem fins lucrativos que dá apoio a escolas e professores(as) que trabalham com Jornal Escolar para múltiplas aprendizagens, expressão e cidadania de crianças e adolescentes, e aproximação entre escola e família. Visite o Portal do Jornal Escolar (www.jornalescolar.org.br). Se gostar, por favor, nos ajude a divulgar aos leitores do blog esse espaço e os recursos que são oferecidos gratuitamente.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Sua visita é um prazer e seu comentário é especial para mim.
Por favor, identifique-se, pois comentários anônimos não serão postados.
Obrigada pelo carinho e atenção.
Volte sempre!

Minhas respostas serão dadas aqui no blog e visitarei os blogs amigos sempre que der, pois adoro e aprendo muito com vocês.

Atenciosamente
Fernanda Tardin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...