Sejam Bem-Vindos!

Minha finalidade ao montar o blog foi criar um espaço de interação e troca de experiências. Onde nós professores possamos refletir sobre o uso das mídias na educação. Postando textos, vídeos, dicas de sites e blogs, entrevistas, jogos educacionais e muito mais.
Com o objetivo de enriquecer e diversificar o processo ensino/aprendizagem.
Participem dando sugestões e fazendo seus comentários.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Dicas - Como escrever na web



Encontrei no site do Conexão Professor   essa excelente matéria  com dicas importantes de como escrever na web, que poderão auxiliar principalmente quem está criando seu primeiro blog.
Vale a pena conferir! 

Para ter um blog, site ou escrever colunas e artigos na Internet, é preciso seguir certas normas, para não ser mal interpretado e alcançar o sucesso desejado. Confira abaixo algumas dicas sobre o tema:
QUALIDADE
O critério de qualidade do texto vale tanto para a Internet quanto para o papel. Não há linguagem nova que desobrigue o texto na Internet a ser bom, legível e compreensível.
DIMENSÃO 
Um texto para internet tem que ter o tamanho que a informação exigir. Mas numa nota rápida não se pode esquecer de responder o porquê das coisas. A velocidade deve vir acompanhada da qualidade. 

OBJETIVIDADE 
Economizar tempo é chave na rede. Vá direto ao assunto. Torne acessível a informação que o internauta procura, colocando-a logo no primeiro parágrafo.

CONCISÃO 

Dê preferência a textos curtos, mas não deixe faltar informações. Se o tema abordado for complexo, utilize links. A habilidade em usar os links é fundamental para um texto conciso e com informações completas. 

INTERATIVIDADE 
É o princípio básico da rede: converse com o seu leitor. O bom texto é um convite para que o internauta participe.

VISIBILIDADE 
Normalmente, o internauta não lê o texto completamente, ele faz uma leitura dinâmica, procurando pelo ponto-chave da informação. O excesso de informações numa página deixa o internauta confuso e cansado. Utilize a repetição das palavras-chave durante o seu texto, mas faça isso sem comprometer a qualidade da escrita.

ARQUITETURA 
A grande ferramenta para melhorar a visibilidade de seu texto é a “Arquitetura da Informação”, ou seja, refletir sobre a melhor maneira de disponibilizar as informações num site, criando um projeto adequado para organizá-las. Coloque uma ideia em cada parágrafo, use títulos, intertítulos e sumários.

LINGUAGEM 

Dê preferência a uma linguagem informal, leve, coloquial. Se puder, escreva como se estivesse conversando. Mas há casos (como em sites corporativos ou trabalhos acadêmicos) nos quais é necessário usar a linguagem culta ou formal.

HUMOR 
O ambiente da web é predominantemente bem-humorado. Dê preferência ao texto leve, mas sem exageros. O importante é que o humor seja criativo e acima de tudo muito bem dosado.

REGRAS DE ETIQUETA
Fale, não GRITE!

Combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Na internet, escrever em maiúsculas é o mesmo que gritar.

Sorria :-) pisque ;-) chore &-( ...

Os emoticons (ou smileys) são ícones formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros símbolos do teclado. Eles representam carinhas desenhadas na horizontal e denotam emoções. É difícil descobrir quando uma pessoa está falando alguma coisa em tom de brincadeira, se está realmente bravo ou feliz, ou se está sendo irônico, em um ambiente no qual só há texto; por isso, entram em cena os smileys. 

Parágrafos

É considerada uma boa prática deixar linhas em branco entre blocos de texto. Dessa forma, ele fica organizado e mais fácil de ler, mesmo que a mensagem seja longa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita é um prazer e seu comentário é especial para mim.
Por favor, identifique-se, pois comentários anônimos não serão postados.
Obrigada pelo carinho e atenção.
Volte sempre!

Minhas respostas serão dadas aqui no blog e visitarei os blogs amigos sempre que der, pois adoro e aprendo muito com vocês.

Atenciosamente
Fernanda Tardin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...