Sejam Bem-Vindos!

Minha finalidade ao montar o blog foi criar um espaço de interação e troca de experiências. Onde nós professores possamos refletir sobre o uso das mídias na educação. Postando textos, vídeos, dicas de sites e blogs, entrevistas, jogos educacionais e muito mais.
Com o objetivo de enriquecer e diversificar o processo ensino/aprendizagem.
Participem dando sugestões e fazendo seus comentários.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Entrevista - Orientadora Tecnológica

Gostaria de compartilhar com todos a entrevista que dei para Marise Brandão, editora do Site WebEducacional, falando um pouco sobre minha experiência na função de Orientadora Tecnológica Educacional.

Um trabalho que amo fazer, sempre com muita dedicação e responsabilidade.


Marise Brandão: O que te motivou a ser Orientadora Tecnológica?
Fernanda Tardin: Vários anos antes da função surgir, o uso das Tecnologias na Educação, sempre me chamou muito atenção. Fiz alguns cursos básicos de informática em entidades particulares e muitos outros sobre o uso da Informática na Educação no NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) de abrangência da minha escola, que fica localizado em uma cidade próxima ao meu município.Meu interesse e encantamento pelo assunto sempre existiu e quando ouvi falar da função, nem pensei, me inscrevi imediatamente.

Marise Brandão: Para você qual a importância da atuação do OT na escola?
Fernanda Tardin:É primordial, principalmente, nesse período em que o Estado vem equipando cada vez mais as escolas com recursos tecnológicos. Não basta o professor saber utilizar a tecnologia, ele tem que compreender e descobrir meios pelos quais ele possa utilizar tais recursos pedagogicamente, auxiliando o processo ensino/aprendizagem.

O apoio tecnológico/pedagógico que o OT oferece aos professores é importantíssimo, para que estes tenham cada vez mais consciência da sua responsabilidade frente aos recursos tecnológicos.
Sua função é estimular o pessoal da escola para utilização das TICs na ação pedagógica e auxiliá-los na pesquisa sobre Tecnologia Educacional, isto é, dar apoio e suporte aos professores para utilizarem em suas práticas, com seus alunos, os recursos tecnológicos disponíveis na escola.

Infelizmente, muitos professores ainda não ficam à vontade em utilizar as TICs, não se sentem seguros e por isso muitas vezes preferem não utilizá-las. Entretanto, com a presença do OT na escola ao seu lado, apoiando, orientando, capacitando e motivando o professor se sente muito mais confiante e desafiado.


Marise Brandão: Qual a sua maior preocupação exercendo a função de Orientadora Tecnológica?
Fernanda Tardin: A instabilidade da função.

A função de OT foi criada em 2006 e extinta em 2007.
No final de 2008 a Secretária de Educação Teresa Porto retornou com a função.
E agora desde o final do ano passado, 2010, estamos ouvindo comentários que a função possa ser extinta novamente.

O que em minha opinião seria um retrocesso. Pois o que adianta equipar as escolas, informatizar o sistema e não valorizar o profissional que se capacita e se dedica para atuar orientando, auxiliando e motivando os professores sobre o uso das TICs nas UEs.

A meu ver a escolha dos profissionais para ocupar a função é que deveria ser mais criteriosa, passando por cursos de capacitação e avaliação, como foi feito na época em que eu e muitos colegas começamos a exercer a função.


Marise Brandão: Como você atua na sua escola? Cite algumas ações?
Fernanda Tardin: Procuro ser um elo entre os professores e/ou alunos com as tecnologias. Sempre auxiliando, motivando, orientando, capacitando e aprendendo, é claro.
Algumas das ações que venho desenvolvendo, além de toda a função administrativa/pedagógica.

1.Em 2006...

2.Em 2009...

3.Em 2010...

Marise Brandão: Em sua opinião como os OTs podem ajudar as escolas a alcançarem as metas estabelecidas pelo SEEDUC?
Fernanda Tardin: De várias formas. Motivando, incentivando e auxiliando os professores e alunos a utilizarem as TIC’s de forma a aprimorar e facilitar o processo ensino/aprendizagem. O Orientador Tecnológico pode atuar diretamente promovendo ações junto aos professores e alunos, capacitando-os e orientando-os para que possam utilizar os recursos midiáticos disponíveis na escola de maneira a diversificar e tornar o aprendizado mais prazeroso e qualitativo...

Confira a entrevista na íntegra AQUI.

16 comentários:

  1. Oi, Fernanda...
    A entrevista foi ótima, você colocou muito bem como é nossa função, como gostamos de atuar e nossa incerteza que a qualquer momento pode ser extinta, como já aconteceu a um tempo atrás.
    Parabéns!! Saudades...
    Jamille

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida Jamille!
    Obrigada pela visita e pelo carinho.
    Apesar das incertezas, continuamos firme com nosso trabalho, sempre com muita dedicação e responsabilidade.
    Saudades também!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda
    Gostei muito de sua entrevista. Apesar de te conhecer (virtualmente) a pouco tempo, mas já deu para notar o quanto voce ama o que faz. E faz muito bem.
    Parabéns.
    Elisângela
    http://professoraelisangelamenezes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Elisângela!
    Obrigada pela visita e pelo comentário carinhoso.
    Bjs...

    ResponderExcluir
  5. Olá, Marília!
    Fiquei muito feliz com sua visita.
    Quanto ao comentário, parece coisa de comadre! rsrsrs
    Obrigada pelo carinho.
    Bjs...

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Fernanda!
    OTs como você faz-nos orgulhosos da luta. Mais: anima nossa caminhada e nos dá a certeza de que não estamos sozinhos.

    Um abraço apertado.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Zé Luiz!
    Obrigada pela visita e pelo comentário.
    Defenderei nossa função enquanto puder, pois acredito na importância de nossa atuação junto aos professores e alunos. Sei que podemos fazer a diferença, que temos muito a compartilhar e aprender.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Olá querida Fernanda.
    Parabéns pela entrevista e por nos representar tão bem,
    Mais uma vez venho aqui para te presentear com 3 selinhos, que representam sua persistência em inovar e acreditar em nossa educação.
    Bjs.
    Maria Clara

    ResponderExcluir
  9. Olá, Maria Clara!
    Obrigada pela visita, pelo carinho de sempre e pelos selinhos.
    Parece até que somos amigas "presenciais", engraçado isso, não?!
    Através dos recadinhos sinto um carinho como se fosse das minhas amigas "reais", muito bom!
    Acredito que nosso segredo seja este: Antes de ensinar precisamos acreditar.
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Fernanda, suas respostas foram ótimas,mais uma vez parabéns, pena realmente é a incerteza de nossa função, pois quando gostamos do que fazemos, não queremos mudar e sim compartilhar.Beijinhos carinhosos.
    Mary Jeanne(OT_Campos dos Goytacazes)

    ResponderExcluir
  11. Olá, Fernanda. Muito legal essa entrevista. Ela oportunizou a muitos conhecer a importância da função dos OTs nas escolas. Sem a tecnologia é quase impossível caminhar junto à evolução das informações e o trabalho dos OTs neste sentido, torna-se no mínimo, indispensável. Um abraço carinhoso. Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Olá, colegas Mary Jeanne e Márcia!
    Obrigada pela visita e pelo comentário.
    Acredito sim que nossa atuação nas escolas é indispensável, importantíssima.
    Compartilhar é necessário, pois assim aprendemos juntos. Penso que deveria haver mais encontros para OTs, por coordenadorias, onde pudéssemos estar trocando experiências, dúvidas, recebendo orientações, isto é compartilhando.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  13. Olá Fernanda! Adorei sua entrevista. Foi muito bacana.Ela enfatizou a importância da função dos OTs nas escolas.Infelizmente na minha ainda não temos essa função.
    Parabéns!
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Olá Fernanda

    É isso aí!
    Acho que este caráter pedagógico de nossa função é, na medida em que somos, primeiramente, professores, é o mais importante do nosso exercício. Mas, como diria um antigo presidente, "eu não sou OT, eu estou OT": Acredito que a continuidade da função só será efetiva quando os resultados da escola puderem, de fato, ser associados também ao nosso desempenho...
    Parabéns pelas iniciativas e pelo trabalho desenvolvido, tanto na escola como aqui em seu blog - que é muito bom!

    ResponderExcluir
  15. Olá, Eliete e Conceição!
    Obrigada pela visita e pelo comentário.
    O lado pedagógico do OT é realmente determinante para realizarmos nossa função. Pois não analisamos o uso da tecnologia simplesmente e sim seu uso pedagógico. Daí a importância do OT ser dinâmico, inovador, buscar atualização constante e estar sempre em contato direto com professores e alunos. Temos que conquistar "parceiros", desta forma vamos contagiando a todos da escola. É como um trabalho de formiguinha, aos poucos, mas sempre persistentes.
    Beijinhos...

    ResponderExcluir

Sua visita é um prazer e seu comentário é especial para mim.
Por favor, identifique-se, pois comentários anônimos não serão postados.
Obrigada pelo carinho e atenção.
Volte sempre!

Minhas respostas serão dadas aqui no blog e visitarei os blogs amigos sempre que der, pois adoro e aprendo muito com vocês.

Atenciosamente
Fernanda Tardin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...