Hoje tenho o prazer de postar a minha segunda entrevista e minha convidada foi a Cybele Meyer. Uma profissional encantadora com a qual o aprendizado é constante.
- Professora de Pós-Graduação na Facinter;
- Minista Cursos no Educar Já Cursos e Oficinas;
- Escritora;
- Advogada;
- Artista Plástica;
- Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Docência do Ensino Superior;
- Pós-Graduada em Docência e Tutoria do Ensino a Distância;
- Diretora Pedagógica;
- Sócia Fundadora da Meyer&Meyer-Construindo a Educação Escritora;
- Palestrante;
- Ministra Cursos e Oficinas para atualização de professores;
- Coordenadora Pedagógica;
- Editora do Mãe com Filhos (Trakinas);
- Editora do Cybele Meyer falando sobre (Blogs da Abril Cultural);
- Editora do Educa Já!;
- Editora do Dá uma dica;
- Escreve para diversos sites de educação;
- Colunista do Site Oficial da cidade de Itu;
- Uma das Embaixadora do Todos pela Educação.
Entrevista realizada através de e-mail.
Fernanda Tardin: Em sua opinião os professores atuais estão preparados para utilizar as tecnologias pedagogicamente? Fale um pouco sobre isto.
Cybele Meyer: Incluir a tecnologia como mais um recurso pedagógico para promover a aprendizagem é uma ação relativamente nova o qual não há resultados que possa respaldar o professor. Estamos vivendo um momento histórico. Um momento de mudança de paradigma onde a verticalização do conhecimento está dando lugar ao conhecimento horizontalizado onde alunos e professores caminham rumo ao maior objetivo, a aprendizagem. O professor, de posse dos recursos tecnológicos irá propiciar caminhos pedagógicos para que o aluno, nativo digital, transite de forma motivadora como protagonista da sua aprendizagem. Por isto digo que os professores estão se preparando para utilizar as novas tecnologias pedagogicamente e posso afirmar que estão bem dispostos e interessados, pelo menos é isto que sinto nas formações do Projeto UCA – Um Computador por Aluno o qual integro o grupo de formação da USP.
Fernanda Tardin: Como você vê a formação dos novos professores em relação ao uso das tecnologias nas escolas?
Cybele Meyer: A formação de professores para o uso das TIC em sala de aula está sendo bem aceita embora muitas pessoas digam o contrário. Criou-se um “bordão” em torno do professor onde se diz que o aluno, por ser nativo digital, sabe muito mais do que o professor e por esta razão formou-se um “abismo” entre eles. Pois eu acho justamente o contrário. O aluno é sim nativo digital e por esta razão se sente confortável diante da tecnologia, porém o professor tem a didática, que o aluno não tem, e é com a união destes dois saberes que se dará a parceria e consequente aprendizagem. Nas formações de professores são disponibilizadas diferentes possibilidades de uso da tecnologia explorando seu alto potencial e desenvolvendo atividades de ensino-aprendizagem. A ideia é que para 2011 muitas escolas já integrem ao currículo o desenvolvimento de atividades com uso da tecnologia.
Fernanda Tardin: O que significa ser educador(a) nos dias de hoje?
Cybele Meyer: O Professor é aquele que leva o outro a pensar. Já dizia Descartes “Penso, logo existo”. Para transformar informação em conhecimento e consequente aprendizagem precisa de um mediador que instigue esta transformação através do pensar, e este mediador é o Professor. Só o professor, que tem a didática, promove a aprendizagem de muitos ao mesmo tempo. Professores formam pessoas. A matéria prima do professor é o ser humano. Portanto, a importância do Professor é a mesma sempre, o que varia são os recursos por ele usados. Hoje, posso dizer que vivemos um momento de transição em que a educação está caminhando com o objetivo de promover uma aprendizagem de qualidade para todos. Tarefa difícil dado o tamanho e a diversidade cultural do nosso país, mas estamos neste objetivo.
Fernanda Tardin: Em sua opinião qual é o papel das TIC’s no processo de ensino-aprendizagem?
Cybele Meyer: O século XXI é o século da tecnologia, portanto não há como a educação caminhar à margem. Os recursos tecnológicos abrem uma gama de opções para que o aluno se sinta motivado para a aprendizagem. Além disso a tecnologia rompe a barreira dos muros da escola possibilitando um “estudar contínuo” esteja o aluno onde estiver. O professor ao utilizar as diferentes mídias instiga o aluno a acessá-las em casa ou no Laboratório de Informática no período em que não está na escola fazendo com que o aluno estude diariamente, desenvolva a linguagem escrita ao registrar seu comentário, forme opinião, estimule a linha de raciocínio e tantas outras habilidades e competências fundamentais para seu desenvolvimento.
Conheça um pouco mais sobre o trabalho de Cybele Meyer nas páginas: