Sejam Bem-Vindos!

Minha finalidade ao montar o blog foi criar um espaço de interação e troca de experiências. Onde nós professores possamos refletir sobre o uso das mídias na educação. Postando textos, vídeos, dicas de sites e blogs, entrevistas, jogos educacionais e muito mais.
Com o objetivo de enriquecer e diversificar o processo ensino/aprendizagem.
Participem dando sugestões e fazendo seus comentários.

sábado, 13 de novembro de 2010

Entrevista com Cybele Meyer

Hoje tenho o prazer de postar a minha segunda entrevista e minha convidada foi a Cybele Meyer. Uma profissional encantadora com a qual o aprendizado  é constante.
  • Professora de Pós-Graduação na Facinter; 
  • Minista Cursos no Educar Já Cursos e Oficinas; 
  • Escritora;   
  • Advogada; 
  • Artista Plástica;
  • Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Docência do Ensino Superior; 
  • Pós-Graduada em Docência e Tutoria do Ensino a Distância;
  • Diretora Pedagógica;
  • Sócia Fundadora da Meyer&Meyer-Construindo a Educação Escritora;
  • Palestrante;
  • Ministra Cursos e Oficinas para atualização de professores;
  • Coordenadora Pedagógica;
  • Editora do Mãe com Filhos (Trakinas);
  • Editora do Cybele Meyer falando sobre (Blogs da Abril Cultural);
  • Editora do Educa Já!;
  • Editora do Dá uma dica;  
  • Escreve para diversos sites de educação;
  • Colunista do Site Oficial da cidade de Itu; 
  • Uma das Embaixadora do Todos pela Educação.
Entrevista realizada através de e-mail.

Fernanda Tardin: Em sua opinião os professores atuais estão preparados para utilizar as tecnologias pedagogicamente? Fale um pouco sobre isto.
Cybele Meyer: Incluir a tecnologia como mais um recurso pedagógico para promover a aprendizagem é uma ação relativamente nova o qual não há resultados que possa respaldar o professor. Estamos vivendo um momento histórico. Um momento de mudança de paradigma onde a verticalização do conhecimento está dando lugar ao conhecimento horizontalizado onde alunos e professores caminham rumo ao maior objetivo, a aprendizagem. O professor, de posse dos recursos tecnológicos irá propiciar caminhos pedagógicos para que o aluno, nativo digital, transite de forma motivadora como protagonista da sua aprendizagem. Por isto digo que os professores estão se preparando para utilizar as novas tecnologias pedagogicamente e posso afirmar que estão bem dispostos e interessados, pelo menos é isto que sinto nas formações do Projeto UCA – Um Computador por Aluno o qual integro o grupo de formação da USP.

Fernanda Tardin: Como você vê a formação dos novos professores em relação ao uso das tecnologias nas escolas?
Cybele Meyer: A formação de professores para o uso das TIC em sala de aula está sendo bem aceita embora muitas pessoas digam o contrário. Criou-se um “bordão” em torno do professor onde se diz que o aluno, por ser nativo digital, sabe muito mais do que o professor e por esta razão formou-se um “abismo” entre eles. Pois eu acho justamente o contrário. O aluno é sim nativo digital e por esta razão se sente confortável diante da tecnologia, porém o professor tem a didática, que o aluno não tem, e é com a união destes dois saberes que se dará a parceria e consequente aprendizagem. Nas formações de professores são disponibilizadas diferentes possibilidades de uso da tecnologia explorando seu alto potencial e desenvolvendo atividades de ensino-aprendizagem. A ideia  é que para 2011 muitas escolas já integrem ao currículo o desenvolvimento de atividades com uso da tecnologia.

Fernanda Tardin: O que significa ser educador(a) nos dias de hoje?
Cybele Meyer: O Professor é aquele que leva o outro a pensar. Já dizia Descartes “Penso, logo existo”. Para transformar informação em conhecimento e consequente aprendizagem precisa de um mediador que instigue esta transformação através do pensar, e este mediador é o Professor. Só o professor, que tem a didática, promove a aprendizagem de muitos ao mesmo tempo. Professores formam pessoas. A matéria prima do professor é o ser humano. Portanto, a importância do Professor é a mesma sempre, o que varia são os recursos por ele usados. Hoje, posso dizer que vivemos um momento de transição em que a educação está caminhando com o objetivo de promover uma aprendizagem de qualidade para todos. Tarefa difícil dado o tamanho e a diversidade cultural do nosso país, mas estamos neste objetivo.

Fernanda Tardin: Em sua opinião qual é o papel das TIC’s  no processo de ensino-aprendizagem?
Cybele Meyer: O século XXI é o século da tecnologia, portanto não há como a educação caminhar à margem. Os recursos tecnológicos abrem uma gama de opções para que o aluno se sinta motivado para a aprendizagem. Além disso a tecnologia rompe a barreira dos muros da escola possibilitando um “estudar contínuo” esteja o aluno onde estiver. O professor ao utilizar as diferentes mídias instiga o aluno a acessá-las em casa ou no Laboratório de Informática no período em que não está na escola fazendo com que o aluno estude diariamente, desenvolva a linguagem escrita ao registrar seu comentário, forme opinião, estimule a linha de raciocínio e tantas outras habilidades e competências fundamentais para seu desenvolvimento.


Conheça um pouco mais sobre o trabalho de Cybele Meyer nas páginas:

3 comentários:

  1. Maravilhosa a entrevista que você fez a Cibele Meyer,essa fera na Educação.
    Parabéns
    Eliette

    ResponderExcluir
  2. Trabalhar com midias é de fundamentla importancia não aquele que estão no fim de carreira mais todos que gosta de inovar e desenvolver seu trabalho com qualidade no mundo das tecnologia

    ResponderExcluir
  3. Mídia Impressa!
    Obrigada pela visita e pelo comentário.
    A tecnologia quando aplicada pedagogicamente no ambiente escolar, pode sim, trazer grandes benefícios ao processo de ensino/aprendizagem.
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Sua visita é um prazer e seu comentário é especial para mim.
Por favor, identifique-se, pois comentários anônimos não serão postados.
Obrigada pelo carinho e atenção.
Volte sempre!

Minhas respostas serão dadas aqui no blog e visitarei os blogs amigos sempre que der, pois adoro e aprendo muito com vocês.

Atenciosamente
Fernanda Tardin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...