Sejam Bem-Vindos!

Minha finalidade ao montar o blog foi criar um espaço de interação e troca de experiências. Onde nós professores possamos refletir sobre o uso das mídias na educação. Postando textos, vídeos, dicas de sites e blogs, entrevistas, jogos educacionais e muito mais.
Com o objetivo de enriquecer e diversificar o processo ensino/aprendizagem.
Participem dando sugestões e fazendo seus comentários.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Blog na Educação

O uso de ferramentas Web 2.0, como o blog, trazem à educação benefícios como geração constante de aprendizagem e armazenamento do conhecimento, além de possibilitarem uma maior aproximação no relacionamento entre professor e aluno.Um blog também permite que haja:
  • acompanhamento, pelos pais e gestores da escola, das atividades desenvolvidas pelos alunos;
  • discussões além do espaço formal das aulas;
  • fácil supervisão de tarefas e troca rápida de informações;
  • integração com outros conteúdos e outras mídias como slides vídeos e áudio;
  • conexão entre alunos e professores de diferentes lugares para resolver problemas ou receber informações e trocas de experiências;
  • desenvolvimento de competências;
  • ensino da linguagem digital;
  • produção de textos para exercer o pensamento crítico e incentivar debates.
Com relação ao conteúdo, um blog garante um espaço para produção de textos, narrativas, poemas, análise de obras literárias, opinião sobre atualidades, organização e debate de excursões e visitas de campo, publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos pelos alunos, acompanhamento e gestão da escola, entre outras possibilidades.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Tradutor - Tradukka

Recebi a dica desse tradutor da minha colega OT Dilma. Aprovei e resolvi repassar para todos vocês. Muito bom!

Fácil de usar. Tradutor em tempo real desenvolvido pelo Google Translate. Você vai escrevendo, ele detecta o idioma e automaticamente traduz.

Vale a pena conferir.



quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Aprendendo e ensinando a ser livres - José Manuel Moran

A pior forma de escravidão é a de sentir-nos prisioneiros de um horizonte estreito, fechado, medroso e desesperançador; sem acreditar que todos temos condições de mudar, que nossa vida pode ser muito mais interessante e que isso está ao alcance de cada um de nós. Vejo gente demais sofrendo demais por situações que podem ser superadas, mas que para elas são definitivas. Não percebem que podem levar uma vida diferente, acreditam num fatalismo imobilizador, sem chances reais de serem mais felizes e realizadas.

Sonham todos os sonhos possíveis nas novelas, mimetizam os personagens de sucesso, mas sentem-se intimamente impotentes para fazerem mudanças profundas, a não ser pela sorte ou pelo reconhecimento social (ser visto, aparecer na TV) e se contentam com “ir tocando a vida como ela é”.

Este país precisa de uma segunda libertação da escravidão: da escravidão das expectativas medíocres, de contentar-se com migalhas, de acreditar que só uns poucos privilegiados podem conseguir tudo, e de que só nos resta sonhar sonhos alheios, inalcançáveis num balão distante.

Todos podemos aprender a nos construir como pessoas mais livres, abertas, humanas, alegres. Todos podemos ser pessoas mais interessantes, realizadas e produtivas. A educação precisa focar mais, junto com a competência intelectual, a construção de pessoas cada vez mais livres, evoluídas, independentes e responsáveis socialmente. Uma educação interessante, aberta e estimulante, que descortine novos horizontes profissionais, afetivos, sociais e favoreça escolhas mais significativas em todos os campos. Uma educação que ajude as pessoas a acreditarem em si, a buscar novos caminhos pessoais e profissionais, a lutar por uma sociedade mais justa, por menos exploração, a dar confiança a crianças e jovens para que se tornem adultos realizados, afetivos, inspiradores.

Na escola que temos, aprendemos pouco e não aprendemos o principal: a sermos pessoas plenas, ricas, criativas e empreendedoras. Para isso precisamos aprender a ler, a compreender, a contar, a escolher uma profissão, mas precisamos fazê-lo de forma diferente a como o estamos fazendo até agora, insistindo na integração entre a dimensão intelectual, a emocional e a comportamental de uma forma criativa e inovadora. Vale a pena investir nas pessoas, na esperança de mudança, e oferecer-lhes instrumentos para que se sintam capazes de caminhar por si mesmas, de realizar atividades cada vez mais interessantes, complexas, desafiadoras e realizadoras. Essa é a educação que desejamos e que é plenamente viável.

Além de uma escola diferente, é importante realizar ações de educação continuada de todos, principalmente dos marginalizados, para que encontrem sentido nas suas vidas e motivação para querer sair de onde estão. A educação não acontece só na sala de aula, mas em todos os momentos e com todas as pessoas, na interação cotidiana, na forma como olhamos, conversamos, falamos, ouvimos, agimos.

Os educadores nos sentimos meio perdidos e descrentes, diante de tantos desafios e condições profissionais pouco dignas. Se formos pessoas amadurecidas, equilibradas e otimistas nossos alunos encontrarão em nós motivos para também acreditarem em si, para avançar mais, para serem melhores.

Agora é o momento de enxergar possibilidades imensas de mudança que se abrem a nossa frente. Vale a pena mudar, aprender de verdade, ajudar a quem está começando ou com mais dificuldades. Só assim construiremos um país melhor, como é o desejo profundo da grande maioria das pessoas.

José Manuel Moran
Especialista em mudanças na educação presencial e a distância

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

TuxMath - Jogo Matemático

Descobri esse programa no Caldeirão de Idéias através de uma postagem do colega Robson Freire e adorei. Vale a pena conferir!

TuxMath é um jogo educativo para crianças que vai ensinar matemática de uma forma mais criativa e divertida.

O jogo é uma espécie de SpacInvaders, onde os meteoros são acompanhados por operações matemáticas e para destruí-los você terá que resolver os problemas.

O personagem principal do jogo é o famoso Pingüim Tux, que vai destruir todos os meteoros com sua arma de raios laser, ativada pelas soluções matemáticas.



Roda em Windows 2000, XP, Vista

Baixe o programa no seu computador: http://superdownloads.com.br/download/138/tuxmath/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...